quarta-feira, 9 de dezembro de 2009
Glossário de Deusas
Lista, contendo alguns nomes de Deusas, em curtas definições,
já que a divindade é muito maior, Sempre.
Histórias, Mitos, Arqueologia ...
Adit (hindu) Mãe de Adytas, Mitra e Varnuak, Aditi significa, literalmente, "livre de laços" . Não há dúvida de que a expressão se refere ao céu infinito, que é o domicílio de seus "filhos": o sol, alua, a noite e o dia. Aditi é o céu, o ar, todos os deuses, as cinco nações, é o passado e o futuro.
Afrodite (grega) Deusa do amor, tanto no que tem de mais nobre quanto de degradado. Na sua origem foi também a Deusa da fertilidade. A lenda conta que é a filha de Zeus e Dione, mas a tradição homérica criou outra história bem mais interessante para seu nascimento: quando Cronos castrou o pai, Urano, jogou seus órgãos genitais no mar. Eles flutuaram, formaram uma espuma branca e dela saiu Afrodite, a essência da beleza feminina.
Amaterasu (japonesa) Deusa do Sol, a lenda conta que Amaterasu nasceu do olho de Izanagi e é adorada tanto como um corpo celestial quanto como divindade espiritual, e também como ancestral da família imperial.
Ambika (hindu) é um aspecto da Deusa Kali. É chamada de "Pequena mãe" e considerada a geradora, localizando-se junto a outras deusas que personificam vários aspectos da divindade. Ambika tem o lado destruidor que aparece em suas batalhas contra os demônios.
Ananke (grega) Chamada também de Necessidade, ela é mãe das Parcas. O Fuso da necessidade repousa em seu colo.
Angeborda (nórdica) Deusa escandinava gigante, tem três filhas: a cobra gigante, a que traz o fim do mundo e a rainha da morte.
Anu (celta) Os deuses celtas na Irlanda são freqüentemente chamados de Povo da deusa Danu, mas isso não significa que ela tenha dado à luz todos. A Deusa Anu (ou Ana) era confundida com ela. Anu foi uma antepassada primitiva.
Ariadne (grega) Filha de Minos, Ariadne foi trazida por Teseu para Creta e abandodada. Ela dormiu á beira da água, em Naxos, e, quando acordou e percebeu que Teseu fora embora, pôs-se a chorar. Dionísio a viu, casou-se com ela pouco depois tiveram três filhos. é ela que conduz os seres humanos através do labirinto.
Arinrhod (britânica) Filha de Don, mãe de Llew, Arianrhod tem o aspecto da Iniciadora.
Artemis (grega) A Caçadora, a princípio era uma divindade agrícola, adorada especialmente na Arcadia. Artemis é deusa da caça e da floresta, seu caráter é lunar e ela é representada como uma jovem virgem.
Astarte (babilônica) Seus ritos envolviam o oferecimento da virgindade das jovens a estranhos. Astarte personificou o mias belo dos corpos celestes, o planeta Vênus. Deusa do amor e da guerra, é raramente mencionada.
Atena (grega) Patrona de Atenas, foi objeto de um culto especial. Adorada como deusa da guerra, das artes, da paz e da inteligência prudente. Nos primórdios de se culto, era venerada como noite de tempestade e tinha um culto meteorológico.
Atropos (grega) Atropos era uma da Moiras (terminologia grega ), chamadas de Parcas pelos romanos. Para Homero, representava o destino individual, do qual nenhum mortal escapa. As Parcas eram em número de três e filhas da noite. Era Atropos quem media o fio da vida.
Volta ao Índice
B
Volta ao Índice
Bagala (hindu) Protetora, ela é uma das Dasa - Mahavidya. destrói as formas negativas e é representada com cabeça de garça.
Baubo (grega) A energizadora Baubo era conhecida por sua irreverência e maus modos. Quando ofereceu uma bebida especial que tinha preparado para Deméter e esta recusou, fez gestos obscenos para a deusa, que achou muita graça, ao invés de se zangar.
Beltia (babilônica) Era "A Senhora", reinando nos céus. Seus adoradores a exaltavam, dizendo que ela estava acima de todos os deuses e tinha a capacidade de aliviar sofrimentos, dar vida, alegria e prazer.
Bhairavi(hindu) Umas das Dasa-mahavidyas, Bhairavi é outro nome pelo qual Parvati, a personificação do "poder"de Shiva, é conhecida. O nome dessa deusa tem um adendo: a terrível. Ela está sempre ligada ao poder, à destruição e ao sangue, embora tenha aspectos da Preservadora e da Criadora de Tudo.
Bona Dea (romana) Ela é a "A Boa Deusa" , patrona dos ritos femininos. Seu culto era administrado pelas vestais virgens e só era freqüentado por mulheres.
Brígida (irlandesa) Foi freqüentemente confundida e portanto, encarada, como a deusa tripla. Sua adoração difundiu - se mais do que a de Anu e sobreviveu no cristianismo como Santa Brígida (ou Brida). Parece provável que ela tenha sido uma divindade que encarnava o conceito e a figura da deusa-mãe. Brígida era protetora da cura, do artesanato e da poesia.
C
Volta ao Índice
Cailleach (celta) A deusa céltica tem um aspecto sombrio, o que não a impede de se metamorfosear numa linda mulher quando deseja agradar o homem amado. Mas que ele se acautele, pois ela sempre que o domínio, o poder.
Ceres (romana) Ceres veio da Campanhia, mas seu templo era em Roma. Paradoxalmente, seu templo e ritos eram gregos. Deusa da agricultura , protegia plantações e oferecia fartas colheitas.
Ceridwen (britânica) Na lenda celta, Cerridwen é chamada de A Mulher Sombria do Conhecimento. Tem grande habilidade em mudar de forma e guarda aspectos da Iniciadora e da Tecelã.
Cessair ( irlandesa) é considerada uma antepassada primitiva, tem o aspecto de Preservadora, sua cor é verde e seu símbolo o navio.
Chinnamasta (hindu) Uma das Dasa - Mahavidyas, também Varjayogini, Chinnamasta é Iniciadora, domina o conhecimento tântrico e possui elementos altamente destruidores em seus aspectos.
Cibele ( traciana) Etimologicamente, Cibele é a Deusa das cavernas. Personificava a terra em seu aspecto primitivo e selvagem e era adorada no alto das montanhas. é uma grande mãe, dada sua ligação com o fornecimento do alimento.
Cipactli (mexicana) Criadora, essa deusa mexicana existiu, originalmente, sob a forma de um monstruoso jacaré nadando no espaço. Quando duas serpentes divinas cortaram seu corpo em pedaços, a parte de baixo transformou-se na terra, enquanto a parte de cima, no céu.
Circe (grega) Filha de Helios, foi, mais provavelmente, a deusa do amor aviltado. Circe era muito conhecida por seus feitiços e encantamentos.
Deusa de Poções e Poder sobretudo o poder de vingar os aviltados. Casada com o rei dos samarcianos, envenenou seu marido e foi morar numa ilha. Conta o mito que transformou os homens de Teseu em porcos, quando da invasão de sua ilha. Circe tem o aspectos de Tecelã e muda de forma.
Clotho (grega) É uma das Moiras (ou Parcas, segundo os romanos), também responsável pelo destino humano, sendo aquela que fia a Linha da Vida.
D
Volta ao Índice
Daena (persa) é a desafiadora, com quem as almas dos mortos têm que se encontrar antes de passar pela ponte que definirá se irão para o céu ou para o inferno.
Dakini (tibetano) é chamada de "dançarina do céu" , e considerada a divindade feminina da meditação. A luz do arco-íris é associada à meditação com as dakinis.
Danu (irlandesa) Antepassada primitiva, Danu te os aspectos da Criadora de Tudo, sua cor é o preto e seu símbolo é a Via Láctea. Deusa dos Celtas na Irlanda - os deuses eram chamados de Povo da Deusa Danu, embora ela não tivesse dado à luz todos eles, mas o título mostrava sua força e importância.
Dasha Mahavidyas (hindu) ou as Dez Grandes Sabedorias da Deusa Kali. Podem aparecer sobre terríveis formas.
Deméter (graga) Representava o solo fértil e cultivado. Sua maior importância entre os gregos deveu-se à sua figura de mãe, embora seu caráter original, de mãe terra, tenha sido preservado em certas regiões da Grécia. Mãe de Perséfone, rainha do Mundo Subterrâneo, Deméter estendeu sua influência através da filha. Sempre permaneceu em contato com os mortais a quem concedeu os benefícios da civilização.
Devi (hindu) Termo hindu para designar "Deusa"
Dhatisvari (hindu) dakini da "sabedoria cristalina", governadora do oriente e da água.
Dhumavati (hindu) é uma das Dasa-Mahavidyas, e tem o aspecto da Desafiadora.
Diké (grega) é a deusa da justiça e embora um dos mitos contados sobre ela diga que foi exilada na constelação de Virgo, o poeta romano Virgílio manifestou o desejo e a necessidade de sua volta à terra para corrigir as injustiças.
Donzela do Graal (Céltica/Medieval) A portadora do Graal, a que traz alegria.
Donzelas do milho (americanas) As Donzelas do Milho são seis irmãs que dançam para que haja fartura. Fazem parte das lendas dos índios Pueblo, constando como doadoras de grãos e da sabedoria.
Dorje (tibetana) dakini. Ver a deusa Dhatisvari.
Durgha (hindu) Aspecto de Parvati. Durgha é uma das grandes Protetoras da mitologia hindu.
Dzalarhons (índios americanos) É a guardiã dos tesouros terrestres e fica furiosa quando vê a destruição da natureza.
Mesmo assim, é Energizadora e Protetora
E
Volta ao Índice
Eirene: (grega) Filha de Themis e Zeus, é a deusa da justiça.
Ereshkigal (sumeriana) Rainha do mundo subterrâneo.
Erínias (gregas) As Erínias eram as vezes chamadas de "cães do Hades". Eram divindades infernais, cuja missão especial era punir os parricidas e aqueles que violavam seus juramentos. Quando um crime era cometido numa família, apareciam imediatamente, e, por isso, ficaram conhecidas como guardiãs das leis terrenas. As erínias eram tão rigorosas no castigo que perseguiam o criminoso até o mundo subterrâneo, para além, portanto, da própria morte.
Estanelehi (índios americanos) Ver "Mulher transformadora" .
Eumênides (grega) Significa "as bondosas", é um dos nomes usados pelas Enírias.
Eumonia (grega) Significa "a ordem legal" e faz parte do aspecto da Medidora.
Eva (semítica) Eva significa, segundo a escritura hebraica, "a mãe de todos os seres vivos". Ela guarda o aspecto da
energizadora.
F-G-H
Volta ao Índice
Freya (nórdica) Irmã do Deus Freyr, ela tem uma rica casa em Asgard, onde recebia heróis derrotados com um incrível banquete. Foi na verdade a primeira das Valquírias e sua suprema comandante. Adorava jóias e enfeites e era considerada a Deusa do amor.
G
Volta ao Índice
Gaia (grega) Deusa da terra. Seu aspecto é o da criadora.
H
Volta ao Índice
Hathor (egípcia) Uma espeçie de fada, que às vezes aparecia no nascimento de uma criança. Pertencia a um grupo de sete ou até nove jovens e suas predições - às vezes favoráveis e às vezes não - nunca falhava. Hathor é também Mantenedora, Rainha do Mundo Subterrâneo e oferece o encanto.
Hecate (grega) Divindade do Mundo Subterrâneo, Hecate era, em sua origem, uma deusa lunar. Nascida na Trácia parecia-se, de alguns formas, com Artemis. Poderosa no céu e na terra, Hecate dava riqueza, triunfo e sabedoria. Cuidava da prosperidade e da navegação.
Hel (nórdica) Rainha do Mundo Subterrâneo.
Hera (grega) Foi, originalmente, rainha do céu, a virgem celestial. Casada com Zeus, vivia às turras com ele. Presidia todas as fases da existência feminina. Venerada no cume das montanhas, Hera tinha cinco ouseis templos e era representada sentada num trono, com um cetro na mão direita. Foi considerada a grande patrona das mulheres e rainha dos deuses.
Hestia (grega) A palavra grega "hestia" significa "a terra, o lugar onde a casa e fogo doméstico são mantidos" . A dificuldade que o homem primitivo tinha de encontrar fogo explica porque ela era tão venerada. Além do mais, era em torno da lareira que a família se reunia e sua força era tão grande que, quando um dos memebros ia embora, formar um novo lar, levava consigo um pouco do fogo de Hestia. Posteriormente, quando as cidades começaram a se formar, seu fogo era levado a público, e o costume simbólico foi mantido.
Horae (grega) A palavra grega da qual Horae deriva seu nome significa "um período de tempo que pode ser aplicado igualmente ao ano, às estações do ano e às horas do dia". Estes diferentes significados influenciaram as sucessivas concepções de Horae. Primeiro, foram divindades de caráter meteorológico, encorajando o amadurecimento das frutas e favorecendo a colheita. Depois, passaram a presidir a ordem que havia na natureza, tornou-se, por conseguinte, as guardiãs da natureza, tornando-se, por conseguinte, as guardiãs da natureza e exercendo influência não só física, mas também moral.
I
Volta ao Índice
Inanna (sumeriana) Deusa do amor, da guerra.
Iris (grega) Mensageira.
Isis (egípcia) Grande Mãe, feiticeira e libertadora.
K
Volta ao Índice
Kali (hindu) Deusa com os aspectos de Energizadora, criadora e destruidora. Uma das Dasa-Mahavidyas.
Kalwadi (australiana) Figura amplamente importante nos ritos iniciatórios. A grande vocação maternal da Deusa é patente, pois ela presta serviços de babá para engravidar de novo das crianças de quem cuida.
Kamala (hindu) Uma das Dasa-Mahavidyas, A Que Dá Poder.
Kausiki (hindu) Aspecto guerreiro de Kali.
Khando (tibetana) Ver Dakini.
Kurukulla (hindu) é a protetora da sabedoria. Seu aspecto é o da Desafiadora.
Kwan Yin (chinesa/japonesa) Chamada de "Ouvinte das Súplicas", Kwan Yin concede iluminação suprema a seus devotos e promete a libertação deixando os canais mentais livres para novas percepções e a criatividade.
L
Volta ao Índice
Lachesis (grega) Ela é uma das Moira, irmã de Atropos e a responsável pelo corte do fio da vida.
Lakshmi (hindu) Mulher de Vishnu e exemplo de beleza feminina, Lakshmi ou Sri, como às vezes é chamada, é a deusa da fortuna e da prosperidade. Como tal, segura seu símbolo tradicional, o lótus, numa de suas quatro mãos.
Lekyi (tibetana) Dakini, ver Samaytara.
Leto (graga) Deusa que protege o parto, que dá inspiração.
Levanah (semítica) A fase escura da lua, aspecto da Mediadora. Controla o fluxo e o refluxo das marés.
Lillith (semítica) Primeira mulher de Adão, antes que ele se casasse com Eva. Posteriromente, foi considerada rainha dos dem6onios. Seu personagem é bastante controvertido e totalmente rejeitado em círculo religiosos ortodoxos do Ocidente.
Locana (hindu) Daquini de todo o "espaço abrangente", governante do centro do vácuo.
Luna (romana) A Lua.
M
Volta ao Índice
Maat (egípcia) é descrita como uma mulher que está de pé ou ajoelhada. Na cabeça, usa uma pena de avestruz, que é um ideograma de seu nome: verdade ou justiça. Era a deusa da lei, verdade e justiça. Filha querida e confidente de Ra esposa de Thot, o juiz dos deuses.
Macha (irlandesa) Deusa que morre de parto e amaldiçoa os homens de Ulster, desejando que eles sintam a fraqueza da mulher ao dar á luz por quatro dias e cinco noites, durante nove gerações. Tem também o aspecto da Mediadora.
Machig Lapdron (tibetana) é uma salvadora, uma xamã.
Maeve (irlandesa) Rainha de Connacht, da guerra e do amor sexual.
Mamaki (hindu) Dakini de "toda a sabedoria enriquecedora", soberana do sul e da terra.
Matangi (hindu) Uma das Dasa-Mahavidyas, a Eneergizadora.
Medusa (grega) Juíza, também guerreira. Este aspecto seu está ligado a Atena.
Mensageira do Graal (Céltica/Medieval) a companheira e desafiadora da Busca.
Metis (graga) "Cconselho Prudente".
Minerva (romamna) Deusa da Sabedoria.
Mnemosine (graga) Deusa da Memória, mãe das musas, padroeira das recordações.
Modron (britânica) "Mãe",padroeira da sabedoria que foi perdida, recordações.
Moirae (grega) As Moiras eram o correspondente grego de "As Parcas" (o destino) que são as três: Clotho, Lachesis e Atropos.
Morgen (britânica) Também chamada de Morgana, aquela que cura, a que consegue mudar as formas.
Morrighan (irlandesa) Deusa da gurra e também aquela que tira a morte e cura doenças.
Musas (gregas) Irmandade de nove partes de artes, ciências e artesanato. O termo ficou até hoje e, quando um poeta se refere a sua "musa inspiradora", está falando dessa irmandade que se tornou substantivo.
N
Volta ao Índice
Neith (egípcia) Guardiã dos mistérios escondidos, também apresenta o aspecto de Tecelã.
Nemesis (grega) é a deusa da vingança, da desforra. Para ela, é preciso sempre dar o troc a quem nos faz mal.
Nerthus (germânica) é a mãe terra, mas, ao mesmo tempo, é aqulea que tira.
O
Volta ao Índice
Oxum (nigeriana) Deusa das águas, que refresca e revigora. Faz parte dos cultos afro-brasileiros.
Oya (africana) Simboliza as estações do nao. Como aspecto, traz o da Energizadora.
B
Volta ao Índice
Pandasravasini (hindu) Dakini de "sabedoria discriminatória", governante do Oeste e do Fogo.
Pandora (grega) Energizadora.
Parcas (grega, romana, nórdica) Título das Moiras e das Nornas.
Parvati (hindu) é também chamada de Shakti. Traz em si o aspecto da Energizadora e da tecelã.
Pema (tibetana) Dakini. Ver Pandar-avasini.
Pirra (romana) Ancestral primitiva.
R
Volta ao Índice
Radha (hindu) Deusa da abundância, do amor, que tem êxtase sensoriais profundos e os favorece.
Ragnell (britânica, medieval) é a entidade que doa a soberania, e tem como aspecto a Desafiadora.
Rhea (grega) é a mãe dos deuses, e seu aspecto é o da Preservadora.
Rhiannon (britânica) Rainha do Mundo Subterrâneo, é aquela que liberta dos fardos.
Rinchen (tibetana) Dakini. Ver Mamaki.
S
Volta ao Índice
Samaytara (hindu) Daikini de "toda a sabedoira realizada", governante do norte e do ar.
Sarasvati (hindu) deusa das águas, das artes e das ciências.
Sati (hindu) Encarnação de Devi.
Sekhmeti (egípcia) é representada como uma mulher que tem cabeça de leão e está sentada num trono. Casada com Ptah, chamada de "a amada de Ptah", teve um filho com ele, Nefertum.
Selene (grega) Lua.
Shakti (hindu) É a energia da Deusa.
Sheila na gig (irlandesa) Mãe no sentido daquela que dá e tira.
Shekinah (semítica) A consorte energizadora de Jeová, criadora, como ele, do mundo e das coisas, numa espécie de comunhão de ações.
Sodashi (hindu) Uma das Dasa-Mahavidyas, Preservadora.
Sofia (grega/gnóstica) Deusa da Sabedoria. Tem o aspecto da Que Dá Poderes.
Soveregnty (céltica) Deusa da Terra. Com o aspecto da Que Dá Poderes.
Surabhi (hindu) É a vaca do espaço cósmica.
T
Volta ao Índice
Tara (hindu/tibetana) É a deusa compassiva com o homem, aquela que o liberta. É também uma das Dasa-Mahavidyas.
Tellus Mater (romana) Mãe Terra, patrona das mulheres.
Themis (grega) "A uqe é firme". Representa a ordem e traz como aspecto o da Mediadora.
Tiamat (babilônia) A Criadora de Tudo.
Tlazolteotl (asteca) É o coração da terra", a Tecelã, a purificadora.
U
Volta ao Índice
Ukemochi (japonesa) Criadora de Tudo. Traz também o aspecto da Preservadora.
Uncegila (ínidia americana) Desafiadora, Tecelã.
V
Volta ao Índice
Vajra-Varahi (tibetana) É a "semente de diamante", a Energizadora.
Varjayogini (tibetana) Também Chinnasta. Traz o aspecto da Libertadora.
Y
Volta ao Índice
Yeshe Tsogyel (tibetana) Aspectos: A Iniciadora, Libertadora e A Que Dá Poderes.
Z
Volta ao Índice
Zoé (gnóstica) Simboliza a vida, e em termos de aspecto traz o da Enegizadora.
Atenda à Runa das Bruxas,
Leste e sul, oeste e norte,
Ouça! Venha! Eu vos chamo!
Pelas forças de terra e mar,
obedeça-me.
Bastão e Pentáculo e Espada,
Atendem às minhas palavras.
Cordas e incensos, Chicote e Punhal,
Despertem todos para a vida.
Poderes da Lâmina dos Bruxos,
Atendam ao chamado feito.
Pelas forças de terra e mar,
Enquanto digo "assim seja".
Por todo o poder da lua e sol,
Realize-se o meu desejo.
sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Consagrando o Espelho
Deve ser realizado em contato direto com a Natureza, sob a luz da Lua Cheia, mesmo que seja no seu quintal ou varanda, o importante é que a luz da lua esteja presente. Não pode ser feito em ambientes fechados. Bruxaria é contato pleno com a natureza, e, se você não consegue ainda fazer um rito em total contato com a natureza, pelo menos em seu quintal ou varanda.
Procure fazer exatamente como descrito para não atrair outro tipo de energia.
Use um local isolado, onde não pode ser perturbado, que deve ser ao ar livre. A consagração deve ser feita na Lua Cheia que caia em uma Segunda Feira.
Prepare um chá de Artemísia e coloque uma xícara para você e outra para seu Espelho. Tome o chá e medite sobre o significado do que está fazendo, a sua simbologia.
Com o chá da outra xícara molhe o espelho aos poucos, de forma que a lua cheia reflita nele. Ao passar o chá, converse com o espelho e peça para que ele funcione como um portal, para que se veja o que não pode ser visto e alcance informações do passado, do presente e do futuro.
Pegue o espelho e fale algumas palavras pessoais, saídas de seu coração, consagrando-o, afirmando que dali pra frente somente o seu rosto poderá ser refletido por ele, e coloque-se de frente refletindo seu rosto.
Não existem "palavras certas" a serem ditas, use sua intuição. Pode ser uma música que aflora seus sentimentos, ou uma poesia que você mesmo escreveu para a ocasião, desde que seja sincera e parta do fundo de sua alma. Em seguida, cubra-o com um pano preto virgem e utilize-o sempre que precisar de alguma revelação sobre o passado ou o futuro.
Ele deve ficar coberto com esse pano sempre que não estiver sendo utilizado.

Dicas Mágicas - Sorte e Prosperidade
# Domingo é o dia consagrado aos deuses solares como Hélio, Apolo e Mitras. Por essa razão, é um ótimo dia para se fazer qualquer ritual de prosperidade. Uma boa maneira de harmonizar-se com as energias deste dia é acender um incenso de canela, de preferência por volta do meio-dia.
# Se quer prosperidade em algum projeto escreva-o em um pedaço de papel e queime-o com uma vela amarela. Junte as cinzas do papel com um pouco de fermento, e coloque-os em um vidrinho. Mantenha esse vidrinho com você até seus planos se concretizarem. Depois enterre-o.
# As plantas são as "mãos" da casa. Por isso, para ter prosperidade e uma energia bastante ativa em seu lar, coloque em seus vasos pedras que potencializem esta energia, como o citrino, a cornalina ou a ágata.
# Uma ótima Magia de prosperidade pode ser feita com o auxílio dos gnomos. Faça uma caixinha com uma casca de noz e coloque ali três grãos de milho, três trevos de três folhas e um cristal. Enterre este tesouro e ofereça-o aos gnomos. Eles ficarão tão contentes que logo retribuirão. Pode esperar!
# Numa manhã de Outono, escolha uma árvore, aproxime-se dela e tente apanhar as folhas que de despregam antes que caiam no chão. Quanto mais folhas você conseguir pegar neste período, mais a prosperidade lhe será favorável.
# A panspermia é uma antiga receita para ser preparada na noite de Ano Novo. Reuna todos os tipos de grãos que você tiver em casa (feijão, ervilha, lentilha etc.) e prepare uma sopa. Os grãos são símbolos de fertilidade e representam as diversas oportunidades que aparecerão durante o próximo Ano.
# Utilizar recursos da Mãe Natureza para encenar uma situação que idealizamos é uma técnica muito empregada em Magia. Uma boa maneira de atrair a prosperidade é esculpir moedas em rodelas de batata. Faça sete moedas de batata e enterre-as sob os raios de sol e peça que seu tesouro se multiplique. Na Natureza, o conteúdo depende muito da forma.
# Os leprechauns são os famosos duendes irlandeses que adoram consertar sapatos e outras peças do vestuário. Por isso, é uma antiga tradição daquele país deixar na janela um sapato velho com três moedas dentro. Dizem que eles ficam tão contentes com este gesto, que em troca trazem sorte e prosperidade para o lar.
# Esta antiga Magia teve sua origem na região do Reno. Colha uma flor amarela em um dia de Sol (peça antes licença das fadas). Pegue o caule da flor e faça com ele um anel que caiba em seu dedo indicador. A flor deve ser enterrada junto a um papel com seus desejos de prosperidade escritos. Use o anel por três dias e aguarde!
# Um bom amuleto para atrair a sorte pode ser feito com pequenos pedaços de objetos que foram importantes em sua vida (uma folha de agenda, um botão de roupa usada em alguma data inesquecível etc.). Coloque alguns destes fragmentos em um saquinho e leve-o sempre com você.
fonte: internet, livros etc...

FEITIÇO PARA QUE UMA PESSOA INDESEJÁVEL VÁ EMBORA
Marcadores: Feiticinhos, Mundo Magico da )0(Bruxa da Luz)0(, Praticando magia
Quando alguém, por quem você não tenha a menos simpatia, se encontrar em sua casa, pegue sua vassoura e coloque-a atrás da porta, de cabeça para baixo. Enterre um garfo em suas cerdas, repetindo o seguinte encantamento:
"VÁ EMBORA, PESSOA NEFASTA. MEU AMOR NÃO TE TROUXE AQUI. VÁ EMBORA, PESSOA NEFASTA. MEU AMOR NÃO TE DESEJA AQUI."
Com certeza a visita indesejável logo mostrará sinais de que deseja ir embora.
Dica )0(Bruxa da Luz)0(
Postado por Indras Witch às 16.7.09 0 comentários Links para esta postagem
FEITIÇO DE PROTEÇÃO CONTRA INIMIGOS
Marcadores: Feiticinhos, Mundo Magico da )0(Bruxa da Luz)0(, Praticando magia
4 velas brancas
protetores para as velas (podem ser copos)
ramos frescos e secos de alecrim
seu athame
Na Lua Minguante, um pouco antes de dormir. Tome um banho relaxante e no final, banhe-se com o alecrim fresco. Ao redor de sua cama, lance um círculo de proteção com seu athame. Em cada canto da cama, no chão, coloque uma vela acesa. Dentro do seu incensário, queime as folhas secas de alecrim. Sente-se na cama e visualize-se cercada por um anel de energia; tente visualizá-lo branco ou azul bem claro. Este círculo a protegerá durante a noite. Repita este feitiço a cada Lua Minguante.
FEITICINHOS PARA PROTEÇÃO E LIMPEZA
Marcadores: Feiticinhos, Praticando magia
VASO PARA PROTEÇÃO DE SEU AMBIENTE.
Esta magia você pode fazer para proteção em casa ou para seu trabalho.
Compre uma vasilha de vidro a seu gosto que possua a boca bem larga.
Você vai precisar de:
1 K de sal grosso,
1 cabeça de alho inteira
7 pimentas vermalhas grandes,
7 folhas de louro.
Na hora que você for montar seu vaso, acenda uma vela branca e um incenso de anjo da guarda.
Coloque o sal grosso todo no seu vaso e no meio a cabeça de alho inteira.
Ao redor do alho, nas bordas do vaso coloque 1 pimenta vermelha grande e após uma folha de loro seca até completar sete de cada uma intercaladas.
Deixe em um lugar bem a vista, sobre uma mesa, balcão ou até mesmo uma estante.
LIMPEZA DE AMBIENTE
Esta magia pode ser feita em qualquer lua, e qualquer dia, pois os poderes dos ingredientes não necessitam de energia auxiliar.
Você vai precisar de:
Seu caldeirão, (ou uma panela resistente),
200ml de álcool,
1 xícara de café de sal grosso.
Lembre-se que você vai mexer com fogo, e que tem que ter atenção dobrada, desde altura, para não ser em lugar baixo ou com objetos próximos, e ter cuidados com o chão, caso não vá utilizar um caldeirão, forre o chão com uma forma grande de bolo virada para baixo. Enfim, não faça de qualquer jeito, projete antes de realizar a magia.A magia é muito simples, basta você colocar no caldeirão ou vasilha de ferro, o álcool e o sal grosso, colocar fogo e deixar queimar até terminar, dizendo:
“Das chamas,
nada vai sobrar,
e todo mal,
nela vai queimar.”
Esse procedimento deverá ser feito em cada cômodo da casa, inclusive quintal e garagem.
Tome todos os cuidados para a sua segurança e a segurança de sua casa.
Magia da abundância.
Esta é mais uma magia fácil e rápida de fazer com resultados ótimos para atrair abundância na vida.
Espere por uma noite de Lua Crescente para fazer esta magia.
Então você vai utilizar:
Uma vela de sete dias,
Uma xícara de café de noz moscada,
Quatorze cravos-da-índia.
Acenda a vela de sete dias num local seguro e pedindo licença para Miguel e Uriel ao acender a vela.
Misture a noz-moscada e o cravo-da-índia em uma vasilha e enquanto mistura diga este encantamento:
“Da abundância quero proximidade,
agora eu invoco o toque da prosperidade,
pois este é o meu direito, que assim seja!”
Depois deixe o potinho ao lado da vela até ela terminar de queimar, mais ou menos uma semana.
Quando a vela acabar de queimar, enterre a mistura do potinho perto da porta de entrada de sua casa, pode ser em vaso. Se forem dois vasos, sete cravos em cada um.
Magia de Proteção.
Esta magia é rápida de fazer e simples para qualquer um que precise de um pouco de proteção.
Num dia de Lua Minguante, escreva no centro de uma folha de papel branco, e com lápis, o seu nome completo.
Abaixo do seu nome a frase:
“Proteja-me, ó Mãe Divina, de dia, de noite, e em todos os momentos em que eu sentir medo e receio”.
Circule vagarosamente a frase com o lápis, enquanto a repete três vezes em voz alta.
Em seguida, espalhe um punhado de sal com pimenta moída no centro do papel, no sentido horário.
Feito isto, repita o encantamento abaixo:
“No círculo, sal e pimenta formam uma poção, protejam-me bem, do céu até o chão”.
Depois dobre o papel, tomando cuidado para que o sal e a pimenta não caiam.
Desenhe um pentáculo do lado de fora da folha, junto com seu nome.
Guarde o papel dobrado dentro de um envelope e lacre-o para não ser violado.
Deixe o envelope guardado na gaveta do seu criado mudo, ou de uma cômoda para ser seu amuleto de proteção.
Feiticinho - Contra Brigas Caseiras
Marcadores: Feiticinhos, Praticando magia
Coloque um pouco de alfafa dentro de um vidrinho, o suficiente para preenchê-lo totalmente. Tampe o vidrinho e coloque-o dentro de um pote que já seja usado para guardar alimentos. Enquanto o vidro estiver lá dentro, reinará paz e tranquilidade em sua casa.
Fonte: )0(Bruxa da Luz)0(
Postado por Indras Witch às 3.4.08 0 comentários Links para esta postagem
Feiticinho - Para ñ faltar dinheiro!
Marcadores: Feiticinhos, Praticando magia
FEITIÇO COM A NOZ MOSCADA
1 noz moscada
Azougue (compre em casa de Umbanda)
Essência de sândalo
1 vela vermelha
1 pedaço de tecido vermelho que não tenha sido usado antes.
Faça um pequeno orifício na extremidade da noz.Deixe cair uma gotinha do azougue neste orifício que você fez.Feche o orifício com um pingo da vela vermelha.Unte toda a noz moscada com a essência de sândalo.Com o tecido, prepare um saquinho e coloque dentro dele a noz.
Recomendações: Este saquinho com a noz deverá ficar guardado em sua bolsa ou carteira. Somente você poderá tocá-lo. Caso ele caia no chão, jogue-o fora e prepare outro.
Fonte:)0(Bruxa da Luz)0(
Postado por Indras Witch às 3.4.08 0 comentários Links para esta postagem
Feiticinhos - Harmonia no amor.
Marcadores: Feiticinhos, Praticando magia
Escreva num papel com lápis vermelho o seu nome e o nome da pessoa que você ama, desenhe um coração em volta dos nomes. Dobre o papel formando um quadrado, enterre-o num lugar onde crescem plantas silvestres e fale:
"AMOR NA VERDADE, VERDADE NA BELEZA,BELEZA NO AMOR."
Repita essa frase duas vezes por dia, durante dois dias.Depois é só aguardar que com certeza a harmonia irá reinar...
Fonte: )0(Bruxa da Luz)0(
Dicas, Feiticinhos e Sortilégios!
Marcadores: Feiticinhos, Praticando magia
POÇÃO DO AMOR:
Fazer um chá de erva doce, misturar com um cálice de vinho tinto. Salpicar canela e entoar enquanto mexe a mistura no sentido horário: “ERVA DA MAGIA, SOL E LUA, TRAGAM PARA MIM UM AMOR, E QUE ELE VENHA, POR LIVRE E ESPONTÂNEA VONTADE, E QUE NINGUÉM SEJA MAGOADO. ESSE É O MEU DESEJO E A MINHA VONTADE. ASSIM SEJA E ASSIM SERÁ.”Enquanto entoa mentalizar as características físicas e psicológicas da pessoa. Mas não pense em ninguém!!! Beba a poção e aguarde os resultados!
PROTEÇÃO PARA OS ANIMAIS
Para cercar seu gato ou cachorro de energia positiva e vibrações de saúde,compre numa loja esotérica um cristal olho-de-gato e uma pedra-da-lua e lave-os em água corrente num dia de Lua Nova ou Crescente.Seque as pedras com um pano branco limpo e depois segure-as com a mão direita,circulando seu animal no sentido horário,três vezes,e repetindo:“MÁGICO MÍSTICO,TRACE SEU CÍRCULO DE PODER,PROTEJA MEU QUERIDO(nome do seu bicho de estimação)DESTE DIA EM DIANTE, A TODO MOMENTO.QUE ASSIM SEJA”.Depois deixe os cristais perto da porta da frente,dentro de um copo ou de um jarro de louça.
Autoria de Deborah Gray
SIMPATIA PARA ACABAR COM AS PULGAS
Para livrar seu cão ou gato das pulgas pegue:2 xícaras de água mineral1 gota de óleo essencial de sálvia1 gota de óleo essencial de cedro1 gota de óleo essencial de erva-doceMisture essa poção,no sentido anti-horário,com uma colher de pau,enquanto pronuncia em voz alta as seguintes apalavras mágicas:“PULGAS,VOEM PARA LONGE,CONFORME EU DIGO,NUNCA MAIS IMPORTUNEM ESTE MEU AMIGO”.Depois passe a poção diretamente no pêlo do animal ou borrife-a sobre uma escova e escove todo o pêlo com carinho.Amiga tenha um dia encantado e de muito amor ao seu animal de estimação pois ele só quer isso de você!!!AMOR ...
ESCRITA INVISÍVEL
Para mandar mensagens mágicas, utilize a chamada “escrita simpática”. Ela é feita de suco de limão (planta consagrada à Vênus, deusa do amor) e algumas gotas de essência de verbena. Escreva sua mensagem com uma caneta qualquer e, no verso, com a tinta mágica. Como ela é invisível, quem receber sua carta vai ler o recado visível e sentir o recado invisível! Esta é uma forma de falar de coração a coração, quando sentimos medo ou receio de sermos incompreendidos. Use uma pena de pomba ou caneta vazia para escrever.
Atividades comuns em Beltane:
• Pular fogueira (ou caldeirão);
• Guardar cinzas da fogueira para utilizar em encantamentos de fertilidade, para abençoar objetos e pessoas; • Fazer Mastro de Beltane;
• Dançar em volta do Mastro de Beltane;
• Colher ervas da estação;
• Fazer um piquenique em família;
• Lavar a face no orvalho da manhã de Beltane (isso traz beleza para quem o faz);
• Fazer máscaras com folhas para representar o Green Man;
• Colocar uma tira de tecido em uma árvore fazendo um pedido as Fadas;
• Fazer uma oferenda ao povo das Fadas;
• Faze um pacote de Beltane;
• Confeccionar guirlandas com flores multicoloridas para as mulheres e folhas verdes para os homens;
• Fazer oferendas ao espírito da Primavera;
• Fazer bolos redondos de aveia e cevada (Bolos de Beltane).

Beltane, ocorre no pico da Primavera. Marca o momento em que a Terra se aquece pelo calor do Sol e o Inverno é oficialmente deixado para trás.
É celebrado no hemisfério sul por volta de 31 de outubro. Na véspera de Beltane, as energias sexuais naturais atingem seu ponto mais alto. Marca a parte brilhante do ano e um tempo de equilíbrio natural. Na roda do ano fica do lado oposto de Samhain. É um festival de luz que simboliza a união entre as energias masculinas (o Senhor das Florestas) e femininas da terra (a Rainha da Primavera). Como Samhain representa o anoitecer do ano, Beltane representa o amanhecer. O Sol está se aproximando do seu auge que ocorrerá em Litha, e o calor ajuda a fertilizar as plantas e sementes, e os animais brincam e se acasalam. A Deusa e o Deus estão agora em plena vitalidade e amam-se com toda a intensidade. Eles irão consumar seu amor, sua paixão é evidente em toda a vida presente na Terra. Esse Sabá marca a união da Deusa e do Deus representando a fertilidade dos animais e as colheitas do próximo ano, é a união de todos os poderes que trazem vida a todas as coisas. Comemoramos a fertilidade, o amor que dá forças à tudo e o retorno do Sol em toda a sua intensidade.
MAGIA SEXUAL ll


Magia Sexual é o termo ocultista para designar diversas práticas sexuais usadas com propósitos mágicos, místicos ou espirituais.
A energia sexual, ou libido, do organismo humano é a força mais poderosa que podemos manipular e que algumas práticas ocultas podem acumular, direcionar ou modificar esta energia de modo a atingir objetivos pré-determinados.
"O que está em cima é como o que está embaixo..."
A base da magia sexual moderna é estreita e precisa e é encontrada no simples dito de Hermes, que claramente ilustra como as forças do Universo não apenas fluem dentro e ao redor do humano como espécie, mas que também existe em cada organismo individual como um reflexo do Todo.
A ciência da Magia Sexual forma o arcano interno da Magia, oferecendo experiência direta de estados de ser superiores e criando uma situação onde tanto o corpo quanto a mente podem ser modificados. Esta transformação permite a manifestação da Vontade mais interna sem o impedimento do ego.
A Magia Sexual, conhecida no Oriente como Tantra, é a prática ritualística desenvolvida através das energias canalizadas do corpo físico, da mente e do espírito humano. O ato de criar outras vidas através de relações sexuais e instituir uma força, ou um vínculo energético entre as pessoas envolvidas, é visto como místico e sagrado.
Como outras modalidades de Magia, a Magia Sexual também é um recurso usado como fonte do poder que fortalece as cerimônias ritualísticas e para obter o auto-conhecimento através da exploração do próprio corpo, psique e alma. A Magia Sexual é uma das faces mais importantes da Magia moderna.
O conceito pagão da atividade sexual era saudável e natural. Era a mais poderosa energia que os humanos podiam experimentar através dos próprios sentidos, com a manifestação afetiva de um indivíduo ou simplesmente a ação de compartilhar prazer e desejo carnal com outra pessoa. Assim, mulheres consagradas serviam aos deuses em templos, o homossexualismo e o heterossexualismo eram apenas definições das preferências sexuais, etc.
Um dos maiores divulgadores da Magia Sexual contemporânea ocidental é Aleister Crowley, através da doutrina do Thelema. Posteriormente, diversas escolas iniciáticas a adotaram e adaptaram de acordo com a própria filosofia. Porém, os princípios básicos permanecem inalterados. Na Índia, ainda é uma das práticas mais utilizadas no hinduísmo.
Apesar de (teoricamente) compor vários sistemas mágicos, atualmente, a maioria das tradições não incorpora a Magia Sexual em suas atividades. Isto se deve a opção pessoal dos praticantes (inibição e preocupações com as doenças sexualmente transmissíveis) e a pressão social de uma cultura judaico-cristã, onde o sexo é visto como algo pecaminoso e polêmico. Deste modo, nos ritos sexuais modernos, são usadas representações simbólicas dos antigos elementos da fertilidade, sejam objetos que representem os genitais ou apenas uma dança ou encenação erótica
.
Postado por Indras Witch às 5.9.09 1 comentários
Magia Sexual II
Marcadores: Artigos textos e historia magicas, Magia Sexual
Quero abordar aqui a polêmica sexo e a magia. Estou perfeitamente consciente do fato de que este é um tema carregado de preconceitos, mas essa é uma das mais antigas disciplinas no ocultismo e praticamente todas as tradições mágicas aplica em algum lugar no caminho. No entanto, sempre foi considerada a disciplina secreta. Bruxas, xamãs, iogues e mágicos de todas as variedades irão trabalhar com ele de uma forma ou de outra.
Nenhuma disciplina de magia tem atraído tanta desinformação, nada é mais antigo, poderoso e mal interpretado como a magia do sexo. Sim, o mercado sobre o tantra está crescendo, mas ainda é muito pouco discutida e introduções práticas em magia sexual são praticamente inexistentes. Uma das razões é que a abordagem geral em relação à sexualidade das mulheres está mergulhada na crença judaico-cristã.
Estamos em grande parte condicionada por um sistema de crenças que, muitas vezes incute culpa, medo, insegurança ou vergonha de nossa sexualidade. Precisamos ter de volta a sexualidade e integrá-lo com os nossos espíritos de uma forma que resulta em muito mais amor, intimidade e cumprimento do que aquilo que nossa cultura nos ensinou. Esse é o ensinamento básico do Tantra.
Muitos casais têm relações sexuais terrível, pois eles nunca foram ensinados a sexualidade satisfatória. Especialmente os homens que muitas vezes não têm idéia de como dar o máximo de prazer para uma mulher. Educação sexual responsável é necessária, e não de repressão cristã baseada nas Escrituras mal traduzida ou mal interpretada.
A multiplicidade de expressões sexual é tão grande e complexo como o comportamento humano em geral.
Aqui, como em toda a Magia, é útil ter em mente que, se ele funciona para você, use-o!
Nós fazemos mágica para nos libertar. Tudo é permitido.
O primeiro passo a essa prática é a auto-estimulação ou masturbação. Então deixe-me dizer isto alto e bom som:
Sem prática auto erótica é impossível conseguir qualquer coisa na magia Sexual!
Auto-erotismo é de grande importância porque é a prática ideal. Ela constitui uma poderosa técnica em si, e nos torna independentes de parceiros. Especialmente no início, é muito mais fácil de explorar, prolongar e ampliar o orgasmo. É possível fazer magia sexual com um parceiro que não sabe nada sobre isso, mas trabalhar com um parceiro que também é treinado na arte é sempre muito mais eficaz. A maioria dos leigos acreditam que a magia sexual é algo que acontece apenas entre os parceiros em um ritual, mas na realidade a grande maioria das magias sexuais é realizada através da masturbação.
Em relação aos aspectos físicos da coisa, devemos considerar que seu corpo é realmente o seu templo, então deve estar saudável. Dependência física e mental, seja ela álcool, estimulantes ou mesmo cigarros, irá interferir com a sua capacidade para desenvolver e dirigir esta ferramenta. Eu não quero um projeto de atitude moral sobre este ou qualquer outro assunto, mas a mente, espírito e corpo estão profundamente entrelaçadas. E quanto mais você alterar a sua mente a partir do exterior, por uso de drogas de qualquer espécie, mais difícil fica a centrar a sua vontade e a reação física.
As maiorias dos exercícios físicos para magia sexual derivam de Tantra Yoga. O único ponto de divergência parece ser a maneira de usar o orgasmo. Em particular, os autores "tradicionais" Tantricos parecem agarrar-se a idéia de que existe apenas uma quantidade limitada de espermatozóides disponíveis para os homens. Por isso, esta preciosa substância é cuidadosamente guardada, retido e re-assimilado quando gasto. Magia ocidental não concorda com esta opinião. A sua abordagem é um pouco como: quanto mais você gastar - mais você ira conseguir! As mulheres sempre foram inesgotáveis em sua capacidade orgásmica.
O desejo de transcendência parece ser inerentemente natural no comportamento humano, no entanto, sendo mágicos ocidentais que vivem nesses tempos de tantas doenças sérias, sabemos que temos de lidar com o "mundo real", a nossa realidade física primeiro, e depois podemos passar para as metas mais elevadas.
MAGIA SEXUAL l


Magia Sexual
Marcadores: Artigos textos e historia magicas, Magia Sexual
Magia Sexual é o termo ocultista para designar diversas práticas sexuais usadas com propósitos mágicos, místicos ou espirituais.
A energia sexual, ou libido, do organismo humano é a força mais poderosa que podemos manipular e que algumas práticas ocultas podem acumular, direcionar ou modificar esta energia de modo a atingir objetivos pré-determinados.
"O que está em cima é como o que está embaixo..."
A base da magia sexual moderna é estreita e precisa e é encontrada no simples dito de Hermes, que claramente ilustra como as forças do Universo não apenas fluem dentro e ao redor do humano como espécie, mas que também existe em cada organismo individual como um reflexo do Todo.
A ciência da Magia Sexual forma o arcano interno da Magia, oferecendo experiência direta de estados de ser superiores e criando uma situação onde tanto o corpo quanto a mente podem ser modificados. Esta transformação permite a manifestação da Vontade mais interna sem o impedimento do ego.
A Magia Sexual, conhecida no Oriente como Tantra, é a prática ritualística desenvolvida através das energias canalizadas do corpo físico, da mente e do espírito humano. O ato de criar outras vidas através de relações sexuais e instituir uma força, ou um vínculo energético entre as pessoas envolvidas, é visto como místico e sagrado.
Como outras modalidades de Magia, a Magia Sexual também é um recurso usado como fonte do poder que fortalece as cerimônias ritualísticas e para obter o auto-conhecimento através da exploração do próprio corpo, psique e alma. A Magia Sexual é uma das faces mais importantes da Magia moderna.
O conceito pagão da atividade sexual era saudável e natural. Era a mais poderosa energia que os humanos podiam experimentar através dos próprios sentidos, com a manifestação afetiva de um indivíduo ou simplesmente a ação de compartilhar prazer e desejo carnal com outra pessoa. Assim, mulheres consagradas serviam aos deuses em templos, o homossexualismo e o heterossexualismo eram apenas definições das preferências sexuais, etc.
Um dos maiores divulgadores da Magia Sexual contemporânea ocidental é Aleister Crowley, através da doutrina do Thelema. Posteriormente, diversas escolas iniciáticas a adotaram e adaptaram de acordo com a própria filosofia. Porém, os princípios básicos permanecem inalterados. Na Índia, ainda é uma das práticas mais utilizadas no hinduísmo.
Apesar de (teoricamente) compor vários sistemas mágicos, atualmente, a maioria das tradições não incorpora a Magia Sexual em suas atividades. Isto se deve a opção pessoal dos praticantes (inibição e preocupações com as doenças sexualmente transmissíveis) e a pressão social de uma cultura judaico-cristã, onde o sexo é visto como algo pecaminoso e polêmico. Deste modo, nos ritos sexuais modernos, são usadas representações simbólicas dos antigos elementos da fertilidade, sejam objetos que representem os genitais ou apenas uma dança ou encenação erótica
sexta-feira, 13 de novembro de 2009
O Cântico das Bruxas
Através desse verso poético, é detalha do as crenças e práticas do antigo e matrifocado Culto à Bruxa da velha Europa. Os quatro trimestres e a lua são evocados, ferramentas são postas sobre um altar, e ritos mágicos são executados diante da Rainha do Céu e do caçador de Chifres.
Escura noite e brilhante Lua,
Ouça bem a Runa das Bruxas,
Leste então Sul, Oeste então Norte,
Ouça! Venha! Eu te evoco.
Por todos os poderes da Terra e do mar,
Seja obediente a mim,
Vara, e Pentagrama, e Espada,
Ouça bem a minha palavra.
Cordões e Incensório, Açoite e Faca,
Acordem todos para a vida.
Poderes da Gume das Bruxas,
Venha conforme a evocação é feita.
Rainha do Céu, Rainha do Inferno,
Mande sua ajuda a este encantamento.
Caçador de Chifres da Noite,
Trabalhe meu desejo pelo rito mágico.
Por todos os poderes da Terra e do Mar,
Conforme eu diga "assim possa ser".
Pelos poderosos Lua e Sol
Conforme eu desejo, seja feito.*Canto noturno ao Sol*
Salve, belo sol,
Governante do dia;
Nasça pela manhã Para iluminar meu caminho.
(enquanto se observa o por do sol)
*Canto noturno para a Lua*
Salve, bela lua
Governante da noite;
Proteja-me e aos meus até o retorno da luz.
(a ser dito quando se observa a lua)
*Canto a Diana para a lua crescente*
Crescendo, crescendo e se desenvolvendo,
O poder de Diana está fluindo, fluindo (repitir)
*Canto a Brigit*
Fogo que queima
fogo que limpa
limpe minha alma
limpe minha vida
na noite de Brigit Deusa do fogo e da poesia
arda também em minha vida.
(para ser cantado no sabá de imbolc)
*Cântico tradicional da religião da Deusa*
Ela é a mulher que tece a noite
É a fiandeira de dedos ligeiros
Ela é a agulha, nós somos o fio
Tece o pano e somos tecidos.
Ela muda tudo o que Ela toca
Tudo o que ela toca muda!
*CANÇÃO DA DEUSA*
Sou a Grande Mãe, cultuada por todas as criaturas e existente desde antes de sua consciência.
Sou a força feminina primitiva, ilimitada e eterna.
Sou a casta Deus a da Lua, Senhora de toda a magia.
Os ventos e as folhas que balançam cantam meu nome.
Uso a lua crescente em minha fronte e meus pés se apoiam sobre os céus estrelados.
Sou os mistérios não solucionados, uma trilha recém-estabelecida.
Sou o campo intocado pelo arado.
Alegre-se em mim, e conheça a plenitude da juventude.
Sou a Mãe abençoada, a graciosa Senhora da Colheita.
Trajo a profunda e fresca maravilha da Terra e o outro dos campos carregados de grãos.
Por mim são geridas as temporadas da Terra;
tudo frutifica de acordo com as minhas estações.
Sou o refúgio e cura.
Sou a Mãe que dá vida, maravilhosamente fértil.
Cultue-me como a Anciã, mantenedora do inquebrado ciclo de morte e renascimento.
Sou a roda, a sombra da Lua.
Controlo as marés das mulheres e dos homens e forneço libertação e renovação às almas cansadas.
Apesar de as trevas da morte serem meu domínio, a alegria do renascimento é meu dom.
Sou a Deusa da Lua, da Terra, dos Mares.
Meus nomes e poderes são múltiplos.
Distribuo magia e poder, paz e sabedoria.
Sou a eterna Donzela, a Mãe de tudo, e a Anciã das trevas, e lhe envio bênçãos de amor sem limite.
(Baseada numa invocação criada por Morrigan)
-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
POÇÔES
POÇÃO DA FARTURA
1 colher de sopa de fermento
3 colheres de sopa de trigo
3 colheres de sopa de açúcar branco
Numa hora do Sol, misture todos os ingredientes no seu caldeirão e diga:
"Os deuses da fartura estão comigo. Que a prosperidade reine nessa casa!
Assim seja!
Assim seja!
Assim seja!
Coloque a mistura num vidro amarelo e coloque-a no sol por um dia.
Essa poção (na verdade, mais na categoria dos pós mágicos que poções) pode ser salpicada nos cantos de um estabelecimento comercial, escritório ou casa. Pode ser colocado na gaveta de um escritório, ou num envelope ou pasta que estejam papéis que representem "entrada".
Cuidado para não colocar em um local onde haja contas!
Na casa o melhor lugar é a cozinha, local que sustenta todo o lar.
--------------------------------------------------------------------------------------------------
Uma sodalita Camomila Mel Faça um chá com a camomila e energize a sodalita (que já deve estar devidamente limpa). Quando coar o chá, adoce-o com mel e jogue a sodalita na infusão.Respire profundamente 3x e beba o chá bem devagar, com cuidado para não engolir a pedra. Ao terminar, lave a pedra em água corrente, olhe para ela e diga:
"Em você agora eu me concentro.Minhas forças se dirigem sabiamente para um objetivo,Sou concentrado."
--------------------------------------------------------------------------------------------------
1. Conhecer a si mesmo.
2. Saber a sua arte.
3. Aprender e buscar conhecimento sempre.
4. Usar o que você aprendeu corretamente.
5. Manter o balanço (equilíbrio) de todas as coisas.
6. Manter suas palavras verdadeiras.
7. Manter seus pensamentos verdadeiros.
8. Celebrar a vida.
9. Alinhar você mesmo com os ciclos da Terra.
10. Manter seu corpo saudável e forte.
11. Exercitar seu corpo, sua mente e seu espírito.
12. Meditar, relaxar e se controlar.
13. Honrar a Deusa e o Deus em todos os momentos.
A LEI WICCANA
A Lei Wiccana respeita,Perfeito amor, confiança perfeita.
Viva e deixa viver,
Dá o justo para assim receber.
Três vezes o círculo traça
E assim o mal afasta.
E para firmar bem o encanto
Entoa em verso ou em canto.
Olhos brandos, toque leve,
Fala pouco, muito ouve.
Pelo horário a crescente se levanta
E a Runa da Bruxa canta.
Pelo anti-horário a minguante vigia
E entoa a Runa Sombria.
Quando está nova a lua da Mãe,
Beija duas vezes Suas mãos.
Quando a lua ao topo chegar,
Teu coração se deixará levar.
Para o poderoso vento norte,
Tranca as portas e boa sorte.
Do sul o vento benfazejo,
Do amor te traz um beijo.
Quando vem do oeste o vento,
Vêm os espíritos sem alento.
E quando do leste ele soprar,
Novidades para comemorar.
Nove madeiras no caldeirão,
Queima com pressa e lentidão.
Mas a árvore anciã, venera,
Se queimares, o mal te espera.
Quando a Roda começa a girar
É hora do fogo de Beltane queimar.
Em Yule, acende tua tora,
O Deus de chifres reina agora.
A flor, a erva, a fruta boa,
É a Deusa que te abençoa.
Para onde a água correr,
Joga uma pedra para tudo ver.
Se precisas de algo com razão,
À cobiça alheia não dá atenção.
E a companhia do tolo, melhor evitar,
Ou arriscas a ele te igualar.
Encontra feliz e feliz despede,
Um bom momento não se mede.
Da Lei Tríplice lembre também,
Três vezes o mal, três vezes o bem.
Quando quer que o mal desponte,
Usa a estrela azul na fronte.
Cultiva no amor a sinceridade,
Para receber igual verdade.
Ou um resumo, se assim preferes estar:
faz o que tu queres,Sem nenhum mal causar.
LUZ À TODOS!!!!!!
Wicca ( nome alternativo para a arte da feitiçaria moderna ) é uma religião de natureza xamanística, positiva, com duas deidades reverenciadas e adoradas em seus ritos : a Deusa ( o aspecto feminino e deidade ligada à antiga Deusa Mãe em seu aspecto triplo de Virgem, Mãe e Anciã ) e seu consorte o Deus Chifrudo ( o aspecto masculino). Seus nomes variam de uma tradição wiccaniana para outra, e algumas delas usam nomes de deidades diferentes, tanto em seus graus mais elevados como nos inferiores.
Wicca ( que também é conhecida como "Arte dos Sábios" ou muitas vezes somente como "A Arte") é considerada por muitos uma religião monista, assim como panteísta e faz parte do ressurgimento atual do paganismo ou movimento neopagão como muitos preferem chamar.
O paganismo não se opõe e nem nega qualquer outra religião, ele é simplesmente uma fé pré-cristã.
A religião wiccaniana é formada por várias seitas ( ou tradições ) como a : Gardneriana, Alexandrina, Dinânica, Tânica, Georgiana, Tradicionalista ética e outras.
Várias dessas tradições foram formadas e introduzidas nos anos 60 e embora seus rituais, costumes, ciclos místicos e simbolismos possam ser diferentes uns dos outros todas se apoiam nos princípios comuns da Lei da Arte.
O dogma principal da Arte Wicca é o Conselho Wiccaniano, um código moral simples e benevolente :
SEM PREJUDICAR NINGUÉM , FAÇA O QUE QUISERES.
Ou sejá você é livre para fazer o que quiser contanto que de forma alguma prejudique ninguém - nem você mesmo, o conselho wiccaniano é extremamente importante e não pode ser esquecido na realização de qualquer encantamento ou ritual mágico, principalmente naqueles que podem ser considerados como não éticos ou de natureza manipuladora.
A Lei Tripla ( ou Lei dos Três ) é uma lei karmica de retribuição tripla que se aplica sempre que você faz alguma coisa sejá ela boa ou má, assim sendo tudo que você fizer retornará para você durante sua vida multiplicado por 3.
Os seguidores da religião Wicca são chamados de Wiccanianos ou Bruxos(as).
Os Bruxos raramente são chamados de feiticeiros ( warlocks ). A palavra warlock é considerada como um insulto na maioria dos círculos wiccanianos. Esta palavra origina-se do inglês arcaico WAERLOGA que significa "aquele que rompe o juramento" e foi utilizado pela Igreja Cristã de maneira aviltante como termo correspondente ao masculino de bruxa.
Como a Arte Wicca é uma religião orientada a Natureza a maioria dos seus membros está envolvida de uma maneira ou de outra com o movimentos ecológicos e com as reinvindicações ambientais atuais.
Os wiccanianos não aceitam o conceito arbitrário do pecado original ou do mal absoluto, e não acreditam em um Céu ou Inferno, mas somente naqueles que são as suas criações próprias.
Os wiccanianos não praticam qualquer forma de magia negra ou "mal"( pois a magia não tem cor ), não cultuam demônios ou qualquer entidades do mal, e principalmente não tentam converter membros de outras fés para o Paganismo. Respeitam todas as outras religiões positivas e acham que a pessoa deve ouvir o "chamado da Deusa" e desejar verdadeiramente dentro de seu coração sem qualquer influência externa seguir o caminho wiccaniano.
Muitos wiccanianos usam um ou mais nomes secretos ( também conhecidos como "nomes de iniciação" ) para demonstrar o renascimento espiritual e uma nova vida dentro da Arte Wicca, os nomes de iniciação são muito sagrados e usados somente entre os irmãos e irmãs do mesmo caminho.Quando um Bruxo(a) assume um novo nome ele(a) deve ser extremamente cuidadoso em escolher um nome que harmonize de uma maneira ou de outra com o aspecto numerológico do nome, do número do nascimento ou do número das runas, um nome bem escolhido vibra com o indivíduo e o une diretamente com a Arte.Wicca ( nome alternativo para a arte da feitiçaria moderna ) é uma religião de natureza xamanística, positiva, com duas deidades reverenciadas e adoradas em seus ritos : a Deusa ( o aspecto feminino e deidade ligada à antiga Deusa Mãe em seu aspecto triplo de Virgem, Mãe e Anciã ) e seu consorte o Deus Chifrudo ( o aspecto masculino). Seus nomes variam de uma tradição wiccaniana para outra, e algumas delas usam nomes de deidades diferentes, tanto em seus graus mais elevados como nos inferiores.
Wicca ( que também é conhecida como "Arte dos Sábios" ou muitas vezes somente como "A Arte") é considerada por muitos uma religião monista, assim como panteísta e faz parte do ressurgimento atual do paganismo ou movimento neopagão como muitos preferem chamar.
O paganismo não se opõe e nem nega qualquer outra religião, ele é simplesmente uma fé pré-cristã.
A religião wiccaniana é formada por várias seitas ( ou tradições ) como a : Gardneriana, Alexandrina, Dinânica, Tânica, Georgiana, Tradicionalista ética e outras.
Várias dessas tradições foram formadas e introduzidas nos anos 60 e embora seus rituais, costumes, ciclos místicos e simbolismos possam ser diferentes uns dos outros todas se apoiam nos princípios comuns da Lei da Arte.
O dogma principal da Arte Wicca é o Conselho Wiccaniano, um código moral simples e benevolente :
SEM PREJUDICAR NINGUÉM , FAÇA O QUE QUISERES.
Ou sejá você é livre para fazer o que quiser contanto que de forma alguma prejudique ninguém - nem você mesmo, o conselho wiccaniano é extremamente importante e não pode ser esquecido na realização de qualquer encantamento ou ritual mágico, principalmente naqueles que podem ser considerados como não éticos ou de natureza manipuladora.
A Lei Tripla ( ou Lei dos Três ) é uma lei karmica de retribuição tripla que se aplica sempre que você faz alguma coisa sejá ela boa ou má, assim sendo tudo que você fizer retornará para você durante sua vida multiplicado por 3.
Os seguidores da religião Wicca são chamados de Wiccanianos ou Bruxos(as).
Os Bruxos raramente são chamados de feiticeiros ( warlocks ). A palavra warlock é considerada como um insulto na maioria dos círculos wiccanianos. Esta palavra origina-se do inglês arcaico WAERLOGA que significa "aquele que rompe o juramento" e foi utilizado pela Igreja Cristã de maneira aviltante como termo correspondente ao masculino de bruxa.
Como a Arte Wicca é uma religião orientada a Natureza a maioria dos seus membros está envolvida de uma maneira ou de outra com o movimentos ecológicos e com as reinvindicações ambientais atuais.
Os wiccanianos não aceitam o conceito arbitrário do pecado original ou do mal absoluto, e não acreditam em um Céu ou Inferno, mas somente naqueles que são as suas criações próprias.
Os wiccanianos não praticam qualquer forma de magia negra ou "mal"( pois a magia não tem cor ), não cultuam demônios ou qualquer entidades do mal, e principalmente não tentam converter membros de outras fés para o Paganismo. Respeitam todas as outras religiões positivas e acham que a pessoa deve ouvir o "chamado da Deusa" e desejar verdadeiramente dentro de seu coração sem qualquer influência externa seguir o caminho wiccaniano.
Muitos wiccanianos usam um ou mais nomes secretos ( também conhecidos como "nomes de iniciação" ) para demonstrar o renascimento espiritual e uma nova vida dentro da Arte Wicca, os nomes de iniciação são muito sagrados e usados somente entre os irmãos e irmãs do mesmo caminho.Quando um Bruxo(a) assume um novo nome ele(a) deve ser extremamente cuidadoso em escolher um nome que harmonize de uma maneira ou de outra com o aspecto numerológico do nome, do número do nascimento ou do número das runas, um nome bem escolhido vibra com o indivíduo e o une diretamente com a Arte.Orgulho de ser uma bruxa
A bruxaria moderna está lutando por seus direitos e pela mudança da imagem dos seus seguidores, confiante na abertura de consciência favorecida pelo movimento da Nova Era. Os praticantes da "Arte" acreditam que já é tempo de começar a eliminar os preconceitos seculares e as discriminações perpetuadas por ignorância e incompreensão. Isso se torna mais urgente quando ocorrências criminosas acabam envolvendo o nome da bruxaria."Fizemos contato, via Internet, com uma associação pagã européia para troca de informações, e buscamos uma postura unificada das bruxas e bruxos brasileiros para regulamentar a religião wicca no país", diz a sacerdotisa Denise De Santi. Ela dirige um coven (grupo de bruxas) em São Paulo, onde se relaciona com outros do gênero, além de promover palestras e reuniões de estudo sobre o assunto.
O termo "wicca" deriva de witch (bruxa) e tem a vantagem de ser mais bem aceito pelo leigo. Mas não são poucas as mulheres que se orgulham de serem chamadas de bruxas, e Denise é uma delas. Sua atitude é outra forma de mudar mentalidades, demonstrando com naturalidade e sem receios a sua verdadeira condição. Os wiccanianos representam uma religião pré-cristã, pagã e profundamente identificada com a natureza, que não faz sacrifícios nem tem a finalidade de disseminar o mal, muito menos acreditar na existência do demônio ou realizar cultos satânicos. Ao rastrear as origens do termo "bruxa", se encontra a palavra latina pluscios (plus = mais; cios = saber), denominando "pessoa que sabe muito". E se "a verdade sempre teve inimigos", é natural que saber mais do que o aceito e estabelecido sempre resultou em problemas à ordem comum, principalmente a religiosa.
Embora a arte da bruxaria seja universal e atemporal, expressando-se por diversas formas em diferentes culturas, a visão distorcida que se tem dela é o resultado do seu histórico de perseguições e horrores desencadeados durante a idade média. Logo, a bruxa foi transformada em sinônimo de mulher má e temida por seus poderes adquiridos do demônio, que pode agir desastrosamente no destino das pessoas e assumir incríveis disfarces na sua missão de espalhar o mal pelo mundo. Apesar da incoerência de se fazer afirmações generalizadas acerca de todos os tipos de bruxas em atividade, o fato é que nas últimas décadas vem crescendo a quantidade de covens comprometidos em divulgar a bruxaria como um caminho espiritual e uma forma de vida particular, essencialmente dirigida ao desenvolvimento do ser, à luz da consciência. Esse processo constitui o resgate e a valorização das práticas e filosofia da bruxaria no contexto da preparação do terceiro milênio, colaborando para libertá-la da reputação negativa que a persegue ainda na atualidade.
Enquanto religião arcaica e telúrica, a tradição wicca é herdeira direta do culto à Grande Mãe - a Grande Deusa fecunda, amorosa, provedora e protetora, também representada pela Lua em três das suas fases: na crescente é a mulher virgem, na cheia é a mãe e na minguante é a anciã (a sábia). Aqui nos remetemos ao período paleolítico, época de adoração das deidades da natureza, de nomadismo e igualitarismo. A doutrina da Grande Mãe compôs uma etapa fundamental na evolução do homem como indivíduo e grupo social, influenciando a totalidade do mundo antigo. Porém, quando esse homem entendeu que poderia acumular propriedades comunitárias cultivadas pelas mulheres, deu-se o início da ascensão do poder masculino e da sociedade patriarcal. Daí em diante, o culto à lua passou a ser substituído pelo culto ao sol, ressaltando o poder masculino encarnado na imagem de um deus guerreiro, portador da luz e da razão suprema. Nessa nova estrutura de poder, a sensibilidade, o sentimento, a imaginação e a intuição - qualidades o universo feminino - perderam importância para o raciocínio lógico, a técnica e as leis.
Merece especial atenção a realidade de muitas deusas lunares, entre elas Diana, Hécate, Lilith ou Kali, que, por pertencerem ao sistema matriarcal, não têm qualquer associação com algum deus que a esposou ou expresse a sua parte complementar. A Grande Mãe ancestral, portanto, reina soberana e exerce sua própria vontade com total independência. Os covens que trabalham exclusivamente com o aspecto da Deusa estão em sintonia com essa tradição, e podem recusar a admissão de seguidores homens. Há quem justifique tal postura dizendo que um homem consegue no máximo ser um bruxo, mas nunca uma bruxa, inclusiva porque ele não tem a experiência de estar num corpo de mulher.
Não é o caso do coven da minha entrevistada, onde a Deusa e o Deus são cultuados com a mesma importância a associados aos ciclos da natureza. Vamos então lembrar o homem da idade do matriarcado, que ignorava a sua participação na fertilização da mulher (atribuída à Lua) e sentia a presença do sagrado em todas as coisas. Em sua religiosidade alimentada pelo mundo natural, esse homem arcaico, ao identificar seu Deus, colocou-lhe aquilo que, na sua condição de caçador, lhe pareceu os símbolos de poder mais significativos: os chifres, pois são instrumentos de defesa e luta na vida animal. O Deus chifrudo da bruxaria (o Galhudo mencionado no romance As Brumas de Avalon), que é uma deidade fálica da fertilidade e da criatividade intelectual, é a contraparte masculina da Deusa, e com ela representa o equilíbrio dos opostos complementares, reproduzido na alternância dia e noite, luz e treva, yin e yang, macho e fêmea.
Com o advento do cristianismo, as formas de religiosidade primitiva e suas divindades foram consideradas ameaçadoras ao novo sistema de fé. Por conseguinte, a Igreja cristã transformou o Deus cornífero, também reconhecido no deus Pã dos bosques, num dos principais personagens da sua propaganda antipagã, incorporando-o ao nefasto Diabo. A caça às bruxas chegou ao seu extremo durante o "Reinado de Terror", instaurado na Europa de 1300 a 1600. Não se trata de revolver velhas feridas ou de patrocinar o revanchismo, mas de reabilitar o reconhecimento dessa religião antiga no presente, livre das possibilidades de novas perseguições. Minha conversa com Denise De Santi deixou claro que a bruxaria no Brasil necessita urgentemente se organizar e debater questões práticas, além de criar novos canais de comunicação com público interessado.
Segundo a bruxa norte-americana Gerina Dunwich, em Wicca: A Feitiçaria Moderna (Editora Bertrand Brasil, 1992), diversas tradições integram a religião wiccaniana, entre elas a gardneriana, alexandrina, diânica, tânica, georgiana e tradicionalista ética. Várias delas foram formadas e estabelecidas na década de 60, e ainda que seus costumes, rituais, ciclos ou simbolismos não sejam padronizados, todas compartilham os princípios comuns da arte wicca.
Em nosso país tudo demonstra que os wiccanianos são mais influenciados pelas tradições celtas, particularmente a que sobrevive na Irlanda, cuja magia está identificada com o druidismo. Também existem grupos da stregga ("bruxa"), a versão italiana da bruxaria. Mesmo em nossos dias, há dificuldades para alguns grupos wicca europeus reconhecerem a bruxaria brasileira, geralmente por relacioná-la com nossas práticas de origem africana.
"A bruxaria é popular, faz parte do cotidiano. No matriarcado, as mulheres exerciam a magia de modo muito informal: eram as curandeiras, as parteiras. Não temos um livro como, por exemplo, a Bíblia. Nossos conhecimentos são transmitidos por via oral. Ninguém vira bruxo de uma hora para outra. Algumas pessoas vêem a wicca como um movimento feminista, mas não é. Praticamos uma religião da natureza, cremos numa Deusa, e nosso objetivo maior é a elevação espiritual. Hoje em dia, a bruxaria está sendo resgatada de maneira light, limpa, clara", explica Denise, equiparando sua arte a uma filosofia de vida.
Por ter suas bases no hemisfério norte, a religião wicca normalmente segue o calendário comemorativo das estações da natureza daquela parte do mundo. Para o hemisfério sul, onde as quatro estações do ano são invertidas, a questão da unificação das datas dos sabás (as festas mágicas) é outro ponto a ser discutido entre os covens. "Comemoramos oito datas básicas no ano, que são os solstícios e os equinócios e mais quatro festividades. A princípio, meu coven inverteu esse calendário, comemorando com as estações daqui. Mas não funcionou. Quem sabe um dia seja possível unir os vários grupos e chegar a um acordo sobre essas datas. Na minha opinião, enquanto o Brasil não fortalecer uma egrégora própria da wicca vai ser muito difícil", analisa Denise, assumida há cerca de 12 anos no culto à Grande Mãe.
Os encantamentos são os meios mágicos de agir na realidade, desde que não interfiram no livre-arbítrio de ninguém. "O fundamental na bruxaria é que a pessoa só tem o direito de fazer aquilo que não afete o outro", adverte Denise, falando sobre a ação de uma das leis mais importantes à sua prática: a lei tripla, a qual determina que tudo o que se faz volta três vezes para a própria pessoa. "Se eu quiser fazer o bem para você contrariando a sua vontade, isso não é bem, é mal", exemplifica, desfazendo a velha imagem da bruxa como mensageira das trevas. A bruxaria não acredita em bem e mal enquanto polaridades independentes, mas sim como expressões diferentes de uma mesma energia.
Prevenindo os incautos, Wagner Perico orienta as pessoas a não serem alvos de oportunistas que oferecem trabalhos mágicos. "Se o indivíduo diz que tem de fazer magia, você deve primeiro verificar se isso não conflita com o seu interior, tomar cuidado com os custos altos, com qualquer tipo de violência, seja física ou psicológica".Empenhado na legalização da wicca no Brasil, ele tem mantido contato com grupos americanos e ingleses para a troca de experiências, e está providenciando meios de registrar a memória da bruxaria entre nós, além de planejar lançar um informativo e promover congressos sobre wicca. "A bruxaria não tem proposta de evangelização. A idéia de legalizar também é para dar proteção aos nossos rituais, que preferimos fazer ao ar livre. Não é massificar a bruxaria, é esclarecer com estudos. Há pessoas que leram livros e estão dando cursos, passando informações incorretas. Quem deseja conhecê-la deve saber exatamente onde procurar. A bruxaria trabalha principalmente com o nosso lado sombra, esquecido por muitos grupos esotéricos. Temos de reconhecer a cor lilás não é mais importante do que a preta", observa Wagner.Encantamentos
Banho para o amor:
Banho para a prosperidade:
O pensamento mágico requer a intenção certa para influir positivamente nas circunstâncias e tornar o encantamento eficiente. A verdadeira bruxa sabe utilizar sua arte até nas situações banais do dia-a-dia, na rua, no shopping ou no seu trabalho. Sem perder de vista a fronteira onde começa a liberdade do outro.
Instrumentos
Altar
O ideal é você ter um altar que é a sua ligação com a Deusa e com o Deus. Obrigatoriamente ele deverá ficar no Norte. Coloque uma vela preta a Oeste para a Deusa e a Leste uma branca para o Deus. No altar deve-se constar o cálice, o punhal, o pentagrama, a varinha e todos os objetos de uso em rituais. Pode-se também colocar símbolos representando os quatro elementos. Se você não tiver condições de montar um altar, faça o dentro de si, pois o que vale, é a força do pensamento e o que está dentro de si.
Cálice
O Cálice representa o elemento Água, e é usado no altar durante os rituais mágicos e sabás como recipiente para água ou vinho. O Cálice tradicional é feito de prata, cristal, latão e até estanho. O Cálice, assim como o caldeirão, também representa o útero da Deusa Mãe.
Punhal
O punhal (ou Athame) é uma faca ritualística com cabo preto e lâmina de fio duplo; tradicionalmente gravada ou cunhada com vários símbolos mágicos ou astrológicos representa o elemento Ar, simboliza a força da vida e é usada pelos Bruxos para traçar círculos, exorcisar o "mal" e as forças negativas, controlar e banir espíritos elementais, guardar e direcionar a energia durante os rituais mágicos. Utiliza-se o Punhal de cabo branco somente para cortar varetas, colher ervas e para a magia de cura, esculpir a tradicional lanterna de Samhain, e gravar runas e outros símbolos mágicos em velas e talismãs. Caso você não tenha um Punhal ou varinha, para abrir um círculo, use o seu dedo indicador para fazê-lo.
Pentagrama
É um "disco" feito de madeira, metal, cera, argila (qualque material), no qual nele é gravado a estrela de 5 pontas dentro de um círculo (pentagrama). É um dos objetos mais usados e poderosos usados na wicca hoje em dia, representa os elementos e é utilizado em rituais, invocações, proteger objetos mágicos e prender gnomos.
Sino
O Sino pode ser de vários materiais como o latão e cristal. é usado pelos bruxos para simbolizar a abertura e o fechamento de um sabá, para invocar espíritos ou um Deus em particular, serve também para despertar pessoas que estão em transe e meditação. Os sino são tocados em ritos funerários wiccanianos para abençoar a alma do Bruxo que cruzou o reino dos mortos. Simboliza o útero da Grande Mãe.
A vassoura é dada como símbolo da bruxa. Ela é usada para varrer a área onde ira se trabalhar e é usada no dia-a-dia para varrer a casa. Quando começamos um ritual nós varremos a área sem que os pelos da vassoura toquem o chão, visualizando um raio roxo saindo da vassoura transfor- mando a sujeira em ar. A vassoura é o símbolo tanto da Deusa, quanto do Deus. O cabo representa o falo divino e as cerdas representam a vagina da Deusa.
Leis e Objetivos
-Não use o Poder por soberba.
-O Poder só é usado de acordo com a necessidade.
-O Poder pode e deve ser usado para o seu proveito, desde que não prejudique ninguém.
-Não é sabio aceitar dinheiro para o uso do Poder, por que o dinheiro pode corromper.
-Nunca se esqueça de que o Poder é um presente sagrado da Deusa e do Deus e nunca deverá ser usado erroneamente ou abusado.
-O poder não deve ser usado para prejudicar, machucar ou controlar outras pessoas. Mas se houver necessidade, o poder deve ser usado para proteger sua vida ou a vida de outros.
Conhecer a si
Conhecer a sua Arte
Aprender
Aplicar o conhecimento com sabedoria
Manter equilíbrio
Manter suas palavras em ordem
Manter seus pensamentos em ordem
Celebrar a vida
Sintonizar-se com os ciclos da Terra
Respirar e comer corretamente
Exercitar o corpo
Meditar
Honrar a Deusa e o DeusWicca
Como Entrar na Wicca
É muito comum as pessoas perguntarem-me como se tornar bruxo(a). Há as mais diferentes expectativas por trás dessa pergunta, mas em geral, se pode dizer que as pessoas estejam querendo informações sobre a prática da bruxaria.
É preciso desde o início esclarecer que não basta alguém filiar-se a um coven (grupo de bruxos(as)) para entrar na Wicca. O início do caminh é sempre solitário; não busque mestres ou líderes, primeiro saiba o que a Wicca é e descubra se é desta maneira que deseja viver. Lembre-se, também que a Wicca não é uma religião convencional, ou seja, ela não possui igrejas ou coisas do gênero; a Wicca é uma religião iniciática, o que significa que quem é adepto a esta religião, quem após um tempo de preparo, resolve assumir o sacerdócio da Deusa Tríplice e do Deus.
Faço aqui um breve parênteses para esclarecer que tudo que direi refere-se à Wicca (Bruxaria Moderna). Essa explicação faz-se necessária para que não haja confusão com muitas outras práticas que as pessoas tabéms chamam de bruxaria. A palavra Bruxa(o) na linguagem comum tem mil significados. Aqui, esta palavra é encarada como a pessoa que se dedica à prática da Wicca, que é uma religião pagã, cujo maior valor, é a vida e que busca o equilíbrio e aperfeiçoamento contínuo de seus adeptos, visando sua integração cada vez maior à Natureza.
Wicca é uma religião e pode ser aprendida e adotada por qualquer pessoa que com ela se sinta sintonizado. Para você tornar-se um adepto à Wicca, deve-se acima de tudo querer e respeitar seus mandamentos, obedecendo à Deusa e ao Deus. Se escuta com frequencia que somente mulheres podem dedicar-se à prática da bruxaria. Isso não é verdade. A Wicca é uma religião aberta para todos os sexos, raças, etc.
Ingressar na prática da Bruxaria significa querer imanar-se com a natureza, começar um caminho mágico de percepção diferenciada do universo, com uma profunda sensação de integração e integridade. Significa responsabilizar-se por sua vida e atos, reconhecendo que tudo o que vive terá uma consequencia.
Uma pergunta frequente sobre ser bruxo é: "Você é um bruxo do bem ou do mal?". Esta pergunta é fruto de um modo de pensar que caracteriza o mundo ocidental, profundamente arraigado nas mentes criadas na civilização judaico-cristã. não somos maus, seguimos um Dogma da Arte: "Faça o que quizeres se a ninguém prejudicares".
Não há visão de mundo de um bruxo a possibilidade de acreditar-se em demônio ou diabo. A Wicca é um caminho de reconhecimento e desenvolvimento de poder pessoal (não sobre os outros) para se conhecer, determinar sua vida e desenvolver ao máximo os dons com que você foi dotado pelos Deuses.
Para se tornar um adepto à Wicca é muito simples: Você tem o interesse, informa-se e estuda-se a respeito (Biblioteca), conhece as bases da religião e decide: VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA:
- Mudar de religião?
- Cultuar a Deusa e o Deus em todos os aspectos?
- Transformar sua visão de vida completamente percebendo o que significa ser parte da criação como um pedaço do corpo sagrada da Deusa?
- Viver sua vida e assumir que o que fizeres pode causar consequencias para você para outros?
- Ver a Natureza e todos os seres como irmãos, ignorando cores, raças, crenças, opiniões e atos?
- Aceitar as diferenças dos outros e conviver na diversidade, que é reflexo da própria multiplicidade dos Deuses?
- Aceitar o compromisso de agir como um Filho da Terra e reconhecer sua sacralidade, assumindo sua porção de trabalho no processo de cura do planeta, da humanidade e no seu próprio equilíbrio interior?
- Não se utilizar dos feitiços para causar mau ou para alterar a vida de qualquer pessoa por vingança?
- Realizar todos os rituais correspondentes às estações do ano?
- Reconhecer que não é melhor que ninguém e que sempre estará aprendendo?
Saber que para um bruxo, tudo que existe é sagrado da uma dimensão de como a vida se transforma quando resolvemos seguir o caminho da Arte. Não há mudança de comportamento, ninguém dita regras, só as segue. Suas escolhas, desde que feitas de acordo com as leis, são possíveis e pessoais. Você encontrará bruxos que são vegetarianos, que se vestem de preto, fumantes, que adoram um karaokê, etc...
Se há tantas diferenças entre as pessoas que praticam a bruxaria, então, o que é ser bruxo? Ser bruxo é viver como bruxo, isto é, viver de acordo com os eternos ciclos da natureza, celebrar as mudanças e ritmos Lunares e Solares, etc... Mas como alguém adota a Wicca como religião?
Talvez estas perguntas pareçam complicadas à você... Se tornar um bruxo é como se apaixonar! É fruto de uma mudança interna, um processo de se entrar em compasso com o bater do coração da Terra e reconhecer que ele é o pulsar do coração do grande Sol, centro do universo.
Praticar os rituais é uma decisão muito simples se você passar por todas essas decisões. Você aprende o método e as formas dos rituais, como qualquer religião. Seus atos ritualísticos serão vazios e desprovidos de poder se não colocar neles toda sua paixão, intenção, energia e vontade!
Os pagãos em geral (entre os quais se encontram os bruxos) que praticam uma espiritualidade ligada aos antigos povos pré-cristãos, as chamadas Religiões da Terra. Não cremos em bem oposto ao mal, muito menos na existência de um inimigo poderoso e concorrente da Divindade; cremos que tudo que há no universo, contém em si o Todo, ou seja, aquilo que chamamos de bem ou mal é apenas fruto de nossa experiência subjetiva. Muito bem isso é expresso em um pensamento de Richard Bach:
"O que a lagarta chama de Fim de Mundo, o mestre chama de borboleta"
Reconhecer que não exista nada completamente bom, nem mal nos leva a concluir que tudo está em equilíbrio. Devemos:
SABER - adquirindo conhecimentos
QUERER - Tomando as decisões acima
OUSAR - Erguer-se e da o primeiro passo
PRATICAR - Erguer seu Athame, apontar as direções, incocar os elementos, abrir o círculo e chamar a Deusa e o Deus para os fins que você quiser, afinal essa é a religião de perfeita liberdade: "amor e confiança perfeitos".
Começar a praticar é uma decisão só sua. Seguir o caminho vem por si só... Foi o que todos nós fizemos, nós que aprendemos nos livros, mas descobrimos na alma o amor que nos levou à Arte. Alma essa que também é parte dos Deuses pois eles são as almas do universo.
Se depois de tudo isto você ainda tiver dúvidas sobre se deve ou não se tornar um bruxo, responda: Você ouviu o chamado da Deusa?
Ela canta sua canção mais bela quando a lua enche nos céus... é a Senhora das águas que correm, trazendo vida ao planeta... sua música é a complexa sinfonia sem fim das vastidões das galáxias e suas notas mais brilhantes são cada uma das estrelas.
Se você sentiu que está sendo chamado, não há como se esconder! Basta responder ao chamado e escolher o Antigo Caminho; só assim você será um bruxo(a). Seu destino está traçado.






